57106659 10218446664820288 4831181318521880576 n

Com o intuito de alcançar o público externo dos professores de inglês e de espanhol das redes pública, privada e federal de ensino do DF, O PGLA oferece, desde 2009 a tradicional iniciativa de desenvolvimento profissional, o curso Reflexão na Ação. Uma oportunidade que tem suscitado a reflexão, individual e coletiva, acerca da prática docente à luz de conhecimentos teórico-práticos específicos da área, modos de agir no ensino e atitudes favoráveis com vistas à obtenção dos melhores resultados nos processos de ensinar e aprender línguas.

A partir da edição de 2016, inovamos com a introdução do material didático formador para professores com dois módulos distintos: o Módulo Língua, momento em que os participantes são divididos em duas turmas de acordo com a língua de atuação, e o já consagrado Módulo de Conhecimentos e Gestão no Ensino de Línguas, momento coletivo. Além disso, o curso promoveu ações voltadas para o pós-curso dos participantes.

As aulas, em seu maior número, são ministradas em caráter voluntário por integrantes do corpo docente do Departamento de pós-graduação em Linguística Aplicada. Os temas abordados nas aulas são pertinentes à área profissional e indicados pelos próprios participantes. Por isso, a cada edição, o curso atualiza o seu conteúdo. A edição de 2018 aconteceu às quintas feiras no período vespertino, de 15 de março a 07 de junho.

Foram destaque entre os participantes os temas: Ética no ensino de línguas, Atividades e tarefas comunicativas, Tecnologias no ensino de línguas, Ensino de línguas para alunos do espectro autista, Língua e cultura, Avaliação no ensino de línguas, O lugar da gramática na aula de línguas, Instrução para a aquisição, dentre outros. Apresentamos abaixo as opiniões de alguns participantes sobre o Reflexão na Ação:

"A aula "Língua e cultura", quando foi abordada e discutida a identidade no material didático ainda está reverberando em mim, foi sensacional!" (Supervisora de um Centro Interescolar de Línguas de Brasília - rede pública)

"As aulas ministradas em inglês e a oportunidade de participar de discussões em inglês sobre temas tão importantes para minha prática foi muito positivo". (Professora de uma escola de idiomas da rede privada)

"O mais importante do curso foi motivar a reflexão, que move a formação. A aula sobre Ética me inspirou a elaborar um projeto para que a ética no ensino seja discutida na escola onde atuo. Não só em minha sala de aula, mas também nas reuniões pedagógicas, incluindo a gestão da escola e também os professores de outras matérias". (Professora da rede pública regular de ensino)

"Gostei da maneira em que as aulas foram ministradas, em forma de conversa e discussões." (Professora de uma das unidades do Instituto Federal de Brasília)

"Oportunidade para falarmos sobre o material didático para professores. Gostei do material breve, pois não temos tempo para longas leituras. Senti-me motivada a uma busca mais autônoma, de acordo com a minha realidade/necessidade." (Professora de um Centro Interescolar de Línguas de Brasília - rede pública)