Esta pesquisa tem como objetivo investigar e identificar as crenças dos alunos de língua japonesa em relação às noções/conhecimentos metacognitivos das partículas gramaticais wa e ga, que funcionam como pospocionais. Como foi revelado em minha tese de doutorado (2009), de maneira geral, os alunos utilizam adequadamente as partículas em questão, mas o uso é restrito em termos sintáticos e morfológicos. Isso significa que os alunos haviam aprendido as funções dessas partículas apenas parcialmente, ou seja, eles sabem empregar as partículas wa e ga limitadas a certas funções. As prováveis causas desse fenômeno se devem ao livro didático adotado pelo curso, à didática dos professores, e supostamente às crenças dos alunos e dos professores, formadas ao longo do ensino-aprendizagem de língua japonesa. Dentro desse contexto, as perguntas que norteiam esta pesquisa são: com relação às funções das partículas wa e ga, quais noções os alunos (do nível intermediário de japonês como LE) possuem? Como eles constroem essas noções no processo de aprendizagem? Quais fatores sociocontextuais se envolvem na construção de crenças? A coleta de dados será feita através de questionários fechados e abertos, narrativas escritas e entrevistas individuais semiestruturadas. Os dados serão analisados qualitativamente, dado que a presente pesquisa é configurada como estudo de caso interpretativista. O objetivo final deste trabalho será contribuir para a elucidação de uma parte do processo de aprendizagem de japonês como LE, além da melhoria e desenvolvimento da metodologia de ensino do mesmo idioma como LE, mais especificamente das partículas wa e ga.