joara

Possui graduação em Letras Inglês/Português e suas Respectivas Literaturas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 1991), especialização em Gramática da Língua Inglesa pela UNISANT'ANNA (SP, 1998), mestrado em Letras/Inglês e Literatura Correspondente pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2002) e doutorado em Letras/Inglês e Literatura Correspondente pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2007). Foi pesquisadora visitante no Centro Nacional de Pesquisa em Língua Estrangeira dos Estados Unidos (NLFRC) e no Departamento de Estudos de Segunda Língua (SLS), na University of Hawaii at Manoa, em Honolulu, HI, EUA (2005-2006). Realizou estágio pós-doutoral na área de Psicolinguística, na Georgetown University, Washington, DC (2015-2016). Atualmente é Professora Adjunto IV do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (LET), do Instituto de Letras da UnB. Foi coordenadora da área de Inglês/Licenciatura no LET/UnB e cordenadora geral do programa Inglês sem Fronteiras/MEC/CAPES. É membro integrante do GT em Psicolinguística, da ANPOLL, e do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Letras da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Inglês e Lingüística Aplicada/Psicolinguística com ênfase na área de Ensino/Aprendizagem de Inglês/L2/LE) e cognição, atuando principalmente nos seguintes temas: processos cognitivos, processamento da linguagem e recursos atencionais,como: noticing, atenção, consciência, níveis de processamento, diferenças individuais cognitivas, memória operacional, aprendizagem explícita e implícita; e, recursos instrucionais, como: ensino/aprendizagem de L2/LE, abordagens de ensino, ensino da gramática do inglês, tipos de instrução (explícito e implícito, focus on form, form-focused instruction, task-based instruction, etc.), tipos de feedback e desempenho/produção oral/escrita em L2/LE.

Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4756783H3