Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação - PEC-PG

O Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG), criado oficialmente em 1981, oferece bolsas de estudo para nacionais de países em desenvolvimento com os quais o Brasil possui acordo de cooperação cultural e/ou educacional, para formação em cursos de pós-graduação strictu sensu (mestrado e doutorado) em Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras.

São oferecidos aos contemplados os seguintes benefícios:

•    Vagas em IES brasileiras recomendadas pela Capes, sem custos de matrícula;

•    Bolsa mensal no mesmo valor que a oferecida aos estudantes brasileiros, a saber: R$1500,00 para mestrado, com duração máxima de 24 meses, e R$2200,00 para doutorado, com duração máxima de 48 meses; e

•    passagem aérea de retorno ao país do estudante estrangeiro.

Mais informações no site da Divisão de Temas Educacionais do Ministério Das Relações Exteriores:

Bolsas OEA e programas de capacitação

O Programa de Bolsas Acadêmicas da OEA (Programa Regular), estabelecido em 1958, outorga cada ano bolsas para mestrados, doutorados e pesquisas de pós-graduação para ontenção de diploma de nível superior. O Programa de Bolsas Especiais para o Caribe Anglofalante (SPECAF), estabelecido em 1983, outorga bolsas para os últimos dois anos de estudos universitários de graduação/licenciatura aos cidadãos e residentes dos Estados Membros do caribe anglofalante e Suriname. Estes se regidos pelo Manual de Procedimentos de Bolsas OEA.

Além destes programas, a OEA, através de seu Programa de Alianças para a Educação e a Capacitação (PAEC), oferece outras oportunidades de bolsas para estudos acadêmicos com o apoio de suas instituições sociais nas Américas e ao redor do mundo. O PAEC é administrado conforme os respectivos acordos de cooperação seguindo os princípios previstos no Manual de Procedimentos de Bolsas.

Mais informações no site da Organização dos Estados Americanos