DF-ACOLHE! - Imigração, Plurilinguismo, Português como Língua de Acolhimento e de escolarização: a formação de agentes em cena

Este projeto dá sequência a pesquisas realizadas sobre ensino e aprendizagem de línguas-culturas em diferentes contextos, mais especificamente sobre desafios relacionados às novas migrações. Nesta proposta, retomo o conceito de Português Língua de Acolhimento (Barbosa, São Bernardo 20017) e o vínculo diretamente à formação de agentes (professores, estudantes, gestores e familiares) inseridos no contexto escolar público do Distrito Federal. Nesse sentido, parto do pressuposto de que o respeito à diferença e ao sistema de valores ao qual pertencem estudantes e familiares imigrantes deve ser assegurado como direito fundamental. Aliado a isso, defendo que a formação de professores e de outros agentes públicos para o acolhimento desse público empreenda ações estreitamente comprometidas com o direito à educação, conforme preconiza a Carta Magna brasileira e outros dispositivos legais. Destaco que o ensino e a aprendizagem da língua portuguesa são fatores indiscutíveis para superação de dificuldades iniciais enfrentadas pelos recém-chegados.

Além disso, é fundamental que as instituições escolares envolvam familiares e comunidades em geral em atividades que promovam a compreensão a respeito do contexto educacional de origem e sobre as línguas faladas em casa ou no trabalho. Essas ações contribuem para a desconstrução de representações negativas e para a valorização do caráter plurilíngue marcante dessas famílias.

Objetivos:

1. Promover cursos de extensão para a formação continuada de professores e outros agentes escolares com o objetivo de orientar o acolhimento de crianças, adolescentes e adultos falantes de outras línguas no contexto escolar e também de valorizar a(as) língua(as) e culturas praticada(s) por essa comunidade que é, em geral, plurilíngue;

2. Produzir documentos que auxiliem no desenvolvimento de políticas públicas no Distrito Federal relativas ao acolhimento do público de migrantes internacionais, 3. Construir propostas curriculares de ensino de Português como língua de acolhimento a imigrantes e refugiados.

4. Acompanhar projetos interventivos por meio de estágio de estudantes da Universidade de Brasília.

5. Oferecer assessoria técnica a projetos de pesquisa relacionados ao Português como Língua de Acolhimento, à formação de professores, à interculturalidade, ao plurilinguismo na escola e suas extensões. 6. Gerar dados para conhecimento da realidade e para subsidiar políticas públicas.