Desemaranhar o emaranhado de metodologias, abordagens e técnicas de ensino da língua inglesa, no Ensino Médio, em escolas da rede pública, no Distrito Federal - DF, para compreendê-lo

O projeto a ser desenvolvido na pós-graduação (PGLA) da Universidade de Brasília se insere na área da formação docente e tem como objetivo estudar e analisar relatos e depoimentos de professores do Ensino Médio, bem como gravar aulas para investigar o modo como acontece o ensino da Língua Inglesa nas escolas da rede pública do Distrito Federal. Os pressupostos teórico-metodológicos estão apoiados em autores como Almeida Filho (2008), Van Lier (1988), Serrani (2005), Momberger (2005) e Bolivar (1999), entre outros. Privilegia-se um olhar crítico sobre o ensino-aprendizagem da Língua Estrangeira, no caso a língua inglesa, que, no decorrer da história, tem sido mais ou menos valorizada, surtindo efeitos nos dias atuais sobre seu status nas escolas públicas. Serão obtidos depoimentos e registros significativos para mapear métodos e abordagens, pois a voz do professor será ouvida e suas teorias de ensino levadas em conta para posterior análise e conclusões. Com este trabalho, pensa-se em desenvolver um curso de atualização linguístico-metodológica para os professores da rede, bem como para alunos de estágio e do programa de iniciação à docência, PIBID. Será uma pesquisa longitudinal, a fim de que se possam detectar mudanças no trabalho do profissional da educação e formar um corpus significativo.